The Andrew Plan

O plano de André para o alcance
e a assimilação

Caro redimido em Cristo,
Fico feliz de que você chegasse a este site. Eu acho que você vai se alegrar por tê-lo feito também. Desde que se criou este site faz dois anos e meio, ele recebeu mais de 150.000 hits- não somente dos Estados Unidos, mas também de 100 outros países.
A razão que este plano é tão atrativo se manifestará, acho, depois de ter 1) lido o plano em se mesmo; e, então 2) considerado as muitas vantages deste plano.

I. O plano de André

O plano de André, naturalmente, recebe o seu nome do Apóstolo André. A Bíblia nos diz que depois de que Jesus chamou André, ele foi ao seu irmão Pedro e lhe trouxe a Jesus. André não passou muito tempo em discussões nem tentou de provar que Jesus era o Cristo; André simplesmente lhe disse a Pedro, "Nós temos encontrado o Messias." E então a Bíblia nos diz, "ele lhe trouxe a Jesus." André não evangelizou Pedro; ele simplesmente lhe trouxe a Jesus e Jesus fez a evangelização.
E isso, em poucas palavras, é o que o plano de André pretende realizar. Porém, o plano de André não é apenas um plano para levar os perdidos à fé salvadora em Cristo, senão também um plano para conservar os que estão levados à fé pela assimilação na vida da comunidade. O plano de André é um plano simples de três partes no qual todos os membros confirmados de uma comunidade estão animados a fazer as seguintes três coisas:
  • Assistir os estudos bíblicos para a confirmação que o pastor da comunidade oferece,
  • Trazer um conhecido (amigo, familiar, associado, ou vizinho) consigo (igual como André trouxe a Pedro), e quando o conhecido tiver completado estes estudos bíblicos e se tiver unido à comunidade
  • Patrocinar este individuo até que ele ou ela tiver assimilado na vida da comunidade.
Agora vejamos...

II. As vantagens do plano de André

Enquanto que você contempla o plano de André, talvez você pensará de outras vantagens adicionais dos sete que eu os convido a considerar aqui:
  1. é simples
    Não tem nada complicado deste plano. Você pode explicar o plano facilmente a qualquer pessoa numa questão de minutos. De fato, foi esta característica que um dos nossos líderes encontrou o mais atrativo. Depois de presentá-lo à nossa comunidade há alguns anos, ele comentou: "Você sabe, eu realmente gosto deste plano. Mas o que eu mais gosto deste plano é que é tão simples."
  2. é eficaz
    Visitas por pastores, evangelistas, publicações, pesquisas por telefone, folhetos, etc., são todos úteis no alcance das pessoas sem igreja, e gostaria de animar às comunidades de usar tantas destas técnicas como podem. Mas as pesquisas mostram que entre 70% e 90% das pessoas que chegam à igreja chegam através deste método. E aquilo é o que chamamos de "evangelização pelas amistades;" as pessoas, como André, que trazem um conhecido (amigo, familiar, associado, ou vizinho) para lhe conhecer a Jesus.
  3. Não requer recursos adicionais
    Este plano não requer quaisquer finanças adicionais, pessoal ou instalações. Apenas utiliza o estudo bíblico para a confirmação que a maioria dos pastores já oferecem. Por razões logísticas, os pastores podem ter mais que uma aula por semana para lidar com o afluxo dos estudantes. As aulas adicionais também podem reduzir o número de aulas perdidas, já que os estudantes têm mais que uma oportunidade para asisitr.
  4. Envolve todo o mundo
    A grande comissão foi dada à Igreja, ou seja, para todos os cristãos. Agora, para ter certeza, muitos cristãos provavelmente acham que isto é muito difícil para eles, muito difícil demais. Mas quão difícil é para simplesmente decidir repetir um estudo bíblico da confirmação e trazer um amigo com você? Os resultados de uma pesquisa recente devem ser um grande incentivo para os que possam pensar que convidar alguém é uma coisa bem difícil de fazer. Esta pesquisa, realizada entre centenas de pessoas sem igreja, revelou que 96% delas disse que estaria pelo menos "algo provável que assisitirem à igreja ou um estudo bíblico se estiverem convidados." E não esqueçamos as promessas que o nosso Deus nos tem dado: procuremos a ajuda de Ele na oração. E se o nosso amigo não vem a primeira vez, talvez virá a segunda, terceira, quarta ou...
  5. Trará grande alegria
    Em primeiro lugar, traz GRANDE ALEGRIA ao nosso conhecido. Na verdade, a vida não tem alegria mais grande que saber com certeza que por Jesus seus pecados são perdoados e que você está indo ao céu para passar a eternidade com o seu Deus. Não tem maior alegria que isso. Mas há também muita alegria para o "André" que trouxe a pessoa a Jesus. Na verdade, eu o consideiro como uma das maiores alegrias na vida poder chegar à igreja e ver aos quais eu tive o privilégio de levar ao Pastor para os estudos bíblicos dele.
  6. Será um benefício espiritual
    Uma boa revisão dos ensinamentos básicos da Bíblia é sempre espiritualmente proveitoso. De fato, muitos pastores- os nossos incluídos- animam a todos os membros confirmados a repetir os estudos bíblicos para a confirmação cada cinco anos. Ainda que eu me formei do seminario onde estudei a teologia, sinto que tenho recebido muitos benefícios de repetir estes estudos bíblicos um grande número de vezes.
  7. Logra a assimilação
    As pesquisas demonstram que, se os novos membros não são assimiladas na congregação num período de tempo relativamente curto, existe uma grande probabilidade de não permanecerem membros ativos. Este plano pede à pessoa que introduz o novo membro ao estudo bíblico do pastor que também patrocine essa pessoa até ele ou ela se assimilar na comunidade. Agora não tem dúvida de que a comunidade pode fazer muito para ajudar os novos membros assimilar-se, mas um patrocinador sinceremente interessado pode adicionar muito aos esforços da comunidade. Algumas coisas que os patrocinadores podem fazer são: introduzir o novo membro aos outros membros da comunidade (especialmente àqueles com os quais eles tenham algo em comum), lhes animar a vir à igreja e os estudos bíblicos regularmente, convidá-los a outros eventos da comunidade, e estar disponível para responder a qualquer pergunta que possam ter.

CONCLUSãO

Estou feliz que você visitou este site. Espero que através dele você aprendeu do que se trata "o plano de André para o alcance e a assimilação." Antes de sair deste site, quero lhe animar a ler a seção dos "COMENTÁRIOS" para ver o que outros têm dito do site. E, finalmente, gostaria também lhe animar a ler as "HISTÁRIAS DO SUCESSO" daqueles que têm implementado este plano. Ao fazê-lo, tenho certeza de que vai ser convencido de que o plano de André não é somente algo bom em teoria,senão que REALMENTE FUNCIONA!
Com carinho Cristão,
Jim Lillo

Para aqueles que não me conhecem, no ano 1967 me formei do Seminário Luterano de Bethany, Mankato, Minnesota. Eu servi como pastor por 15 anos; cinco anos no Sínodo Evangelico Luterano (SEL) e dez anos no Sínodo Evangelico Luterano de Wisconsin (SELW). Tenho sido um membro activo da Igreja Luterana de Fé em Cristo (SELW) em Anchorage, Alaska durante os últimos 25 anos. Meu filho mais velho, Joel, é pastor em Appleton, Wisconsin e o meu filho mais novo, Jeffry é professor em Michigan Lutheran High School, Benton Harbor, Michigan. Há dez anos com a ajuda de Deus, começamos um ministerio aos hispanos na Igreja Luterana de Fé em Cristo em Anchorage, Alaska que agora é servido por um pastor de fala espanhol.